Buscar
  • Vinicius Vital

CRIVELLA prorroga fase 5 da flexibilização; teatros e cinemas seguem fechados - ONDA CERTA FM

Por O Dia

Crivella durante coletiva sobre a prorrogação da fase 5 de flexibilização - Ricardo Cassiano/Agência O Dia

Rio - A Prefeitura do Rio anunciou, neste domingo, a prorrogação da fase 5 do plano de flexibilização do isolamento social na cidade por mais 15 dias. A novidade é que agora estão liberados os eventos corporativos no município. Contudo, eventos culturais ainda serão avaliados e será apresentado um planejamento para a retomada deles. Sendo assim, teatros e cinemas seguem proibidos de funcionar.


A secretária municipal de Saúde, Ana Beatriz Busch, atribuiu a decisão a uma necessidade de os setores se organizarem; mas, garantiu que sete indicadores avaliados pelo comitê científico do município já apontavam ser possível avançar para a fase 6 do plano. Prefeitura avança na flexibilização: Fase 6

Durante a coletiva, Crivella afirmou que os indicadores de covid-19 no Rio estão sob controle e de acordo com o que era previsto para este momento da epidemia, mas que, mesmo assim, o comitê científico da prefeitura decidiu manter as restrições. O comitê leva em conta sete indicadores, entre eles o número de casos de covid e a ocupação dos leitos de UTI nos hospitais. Uma nova análise será feita em duas semanas.

O prefeito também aproveitou para fazer um apelo aos jovens, se referindo principalmente aqueles que têm se aglomerado em bairros nas zonas Sul e Oeste. Crivella pediu que eles não se reúnam em bares e outros pontos para evitar um aumento na carga viral na cidade. "O grande patrimônio nosso, do Rio de Janeiro, é que a nossa população está se tratando precocemente. Está lavando as mãos, usando as máscaras e evitando aglomerações", afirmou o prefeito.

Também foi divulgado um calendário para o fechamento dos hospitais de campanha criados especialmente para a pandemia. O Hospital Lagoa-Barra, que tem 100 leitos e enfermaria e outros 100 de UTI, será fechado no próximo dia 20. A unidade do Parque dos Atletas seguirá funcionando até o dia 11 de setembro.

Sobre as escolas particulares, foi lembrado que a reabertura está suspensa por decisão judicial, que também vale para cursos extracurriculares.


Veja o que é permitido na fase 5:

. Piscinas em condomínio, exceto hidroginástica; . Turismo com 50% de sua capacidade de público; . Shoppings com funcionamento das 10h às 22h; . Bares, restaurantes e lanchonetes com capacidade de 50%; . Esporte e lazer. Está liberada a volta das escolinhas de treinamento, assim como atividades físicas no calçadão e esportes aquáticos no mar. Na areia, a restrição é para esportes coletivos, como vôlei e futevôlei, com a prática permitida apenas de segunda a sexta.

5 visualizações
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now