Buscar
  • Vinicius Vital

Dia do Comerciário: confira o que abre e o que fecha no Rio - ONDA CERTA FM

O DIA

Shoppings da cidade hoje terão esquema de funcionamento diferente do habitual Divulgação/Victor Fernandes

Rio - Na próxima segunda-feira, é comemorado o Dia do Comerciário. Em razão do feriado, vários serviços estarão fechados ou com horários especiais. Por isso, os cariocas devem ficar atentos ao que abre e fecha na cidade para não fazer viagem perdida. As lojas dos centros comerciais do Rio de Janeiro e dos shoppings não funcionarão. Os bancos, no entanto, funcionam normalmente, de 10h às 16h. Os postos de habilitação e identificação civil do Detran que operam em regiões comerciais terão os horários de funcionamento normalmente com agendamento para as pessoas.

No feriado, lojas e quiosques do NorteShopping estarão fechados. A praça de alimentação funciona das 12h às 22h facultativamente e o pátio abre das 6h às 22h. O cinema e as operações de lazer funcionam de acordo com a programação.


No Shopping Tijuca, as lojas e quiosques também estarão fechados. A praça de alimentação e restaurantes funcionam facultativamente das 12h às 22h. Já o cinema irá funcionar de acordo com o decreto municipal. 

No Plaza Shopping Niterói, lojas e quiosques irão abrir das 15h às 21h e a Praça de Alimentação vai funcionar das 12h às 22h. 

PUBLICIDADE

O supermercado Mundial divulgou que todas as 20 unidades no Estado do Rio estarão fechadas. O Guanabara também não terá funcionamento na próxima segunda-feira.

Multa


Segundo o Sindicato dos Empregados do Comércio, está proibido a abertura de qualquer loja. Não vale nem venda online, trabalho remoto ou loja com as portas fechadas. Em caso de descumprimento, os empregadores podem ser penalizados com multas.

“Os comerciários e as comerciárias merecem ter o seu dia para comemorar, ter seu descanso, relaxar e aproveitar o tempo com a família e os amigos. Esse direito está na nossa Convenção Coletiva e nenhuma loja pode funcionar neste dia. Essa é uma conquista que precisamos valorizar, pois mostra o quanto é importante termos uma convenção assinada, garantindo todos os nossos direitos. Então, comerciários e comerciárias, aproveitem muito este dia”, comemora Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.

PUBLICIDADE

Entretanto, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, o comércio funcionará no dia 19 através de acordo com os patrões. Já no Rio, o sindicato não aceitou a abertura das lojas e fez valer a determinação da Convenção Coletiva da categoria.

3 visualizações
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now